Projeto Segredos

O projeto Segredos tem como objetivo estimular a leitura e a escrita nas gerações mais jovens. O projeto foi idealizado por Mariana Negreiros, uma adolescente que sempre adorou a leitura, mas sentia que suas amigas não tinham o mesmo interesse pelos livros.
capa

Aos 14 anos, Mariana publicou o seu primeiro livro, “Os Segredos de um Colar”. O livro,  direto e curto, aborda temas adolescentes em uma linguagem de fácil compreensão. A leitura facilitada de um tema empolgante prende o jovem leitor com a meta de ser a porta de entrada para o Universo dos Livros.

Aos 16 anos, a autora publicou “Os Segredos dos Guardiões”. O segundo livro da trilogia encoraja o jovem leitor a experimentar recursos mais elaborados como a utilização de dois narradores. O romance adolescente segue por um pano de fundo mágico com sereias e outras criaturas místicas, permitindo um detalhamento mais rico e elaborado.

cenarioDe forma a capturar ainda mais atenção, o projeto Segredos conta ainda com uma instalação artística itinerante inspirada nos cenários de jardins mágicos do livro. A criação da mãe, Noeli Negreiros, é uma experiência única em que sereias e fadas nos buscam da realidade para uma experiência multi-sensorial alcançada com a combinação de esculturas em papel, essências aromatizantes, sons mágicos e iluminação rítmica instigando a curiosidade pela leitura.

Outro pilar do projeto é a apresentação que explora o contato dos estudantes com uma escritora real e adolescente. Em um formato de entrevista, brincadeiras interativas e brindes, a autora fala da importância da família no estímulo à leitura, do apoio dos amigos e de como é gratificante a realização de escrever um livro.

A constante solicitação dos jovens por dicas para os seus próprios livros, motivou Mariana a utilizar o apoio técnico do seu irmão, Davi Negreiros, para iniciar um canal no Youtube . O canal, sem pretensão de ser teórico, compartilha de forma simples e com exemplos,  dicas práticas para facilitar que os jovens escrevam suas próprias histórias.